sábado, 15 de junho de 2013

SUSTENTABILIDADE: HORTAS ORGâNIACAS 2- COMPOSTAGEM



Numa horta comunitária podemos (e devemos) aproveitar, reaproveitar e reciclar tudo que podemos.
Compostagem:
Compostagem é um processo de transformação de matéria orgânica em adubo.
A compostagem é de extrema importância para o meio ambiente e para a saúde dos seres humanos. O lixo orgânico muitas vezes, é descartado em lixões, ruas, rios e matas, poluindo o meio ambiente. Além disso, o acúmulo de resíduos orgânicos a céu aberto favorece o desenvolvimento de bactérias, vermes, fungos e o desenvolvimento de insetos, ratos e outros animais que podem transmitir doenças.
Com a compostagem, além de se evitar a poluição e gerar renda, faz com que a matéria orgânica volte a ser usada de forma útil.


O que pode ser compostado?
Estercos de animais (cavalo, porco, galinha etc), bagaço de cana-de-açúcar, serragem, restos de capina, aparas de grama, restos de folhas do jardim, palhadas de milho e de frutíferas, etc. Estão incluídos também os restos de alimentos de cozinha, crus ou cozidos, como cascas de frutas e de vegetais, restos de comida etc.
Alguns materiais não devem ser misturados no composto, tais como: madeiras tratadas com pesticidas ou envernizadas, vidro, metal, óleo, tinta, plásticos e fezes de animais domésticos.
Não utilizar também papel encerado ou produtos que contenham qualquer tipo de plastificação. Do lixo orgânico doméstico deve-se evitar as gorduras animais, pois são de difícil decomposição, como também restos de carnes, por atrair animais domésticos.  Revistas e jornais, que são de decomposição mais lenta e podem ser reciclados.
 
 


Como é feito o composto?
O composto é feito sobrepondo os resíduos orgânicos, formando-se pilhas ou leiras. A montagem da leira é realizada alternando-se os diferentes tipos de resíduos em camadas com espessura em torno de 20 cm. Por exemplo, forma-se uma camada com restos de capina, acompanhada por outra com restos de cozinha. A seguir adiciona-se uma camada de serragem e depois outra com restos de comida novamente, assim sucessivamente até esgotarem os resíduos. Intercalar camadas com esterco de qualquer animal é muito interessante, pois o mesmo funciona como inóculo de microrganismos e o processo tende a ser muito mais rápido.



A cada camada montada deve-se irrigar sempre. Isso é fundamental para dar condições ideais para os microrganismos transformarem e decomporem os resíduos orgânicos. Com a leira pronta não é necessário molhar até o primeiro reviramento. Caso tenha cinzas disponíveis, essas podem ser colocadas na formação da pilha. A primeira e última camada deve ser de restos de capinas ou outro tipo de palhada.
Outra forma de compostagem consiste em se misturar uniformemente todos os resíduos orgânicos, formando uma pilha e cobrindo com palha.
A leira deve ter de 1,2 a 1,5 m de altura, 1,5 a 2 m de largura e comprimento de 2 a 4 m. Mas essas dimensões podem ser alteradas em função da quantidade disponível de resíduos domésticos e do espaço disponível, não se devendo, no entanto ter leiras menores que 1,0 m3 (1,0 m de altura x 1,0 m de largura x 1,0 m de comprimento), que dificulta a manutenção da temperatura.

O ideal é que no processo inicial de decomposição a temperatura fique em torno de 60°C. Com a decomposição dos materiais orgânicos a temperatura vai baixando, girando em torno de 40°C. 
 Para se controlar a temperatura pode-se usar termômetro apropriado ou,


de uma maneira mais rústica, introduz-se barras de ferro até o centro do composto.


 Essas devem ser tocadas periodicamente com a palma da mão e estar bem quentes. Caso o calor seja suportável ao toque, provavelmente se tem a temperatura ideal. Se a mão não suportar o toque, então é necessário revirar a leira. Se a barra de ferro estiver fria, não está ocorrendo a compostagem. Deve-se revirar o composto para promover aeração e reativação do processo de compostagem. Durante o reviramento se o composto estiver seco, deve-se umedecê-lo uniformemente.
A compostagem leva de 9 a 16 semanas, dependendo do material orgânico utilizado, das condições ambientais (no verão é mais rápido) e do cuidado no revolvimento constante e uniforme da leira. O composto está pronto quando após o revolvimento da leira a temperatura não mais aumentar. O material humificado (composto) se apresentará com cor marrom escura, cheiro de bolor, homogêneo, sem restos vegetais.
Picar os materiais antes de formar as leiras e usar diferentes materiais, acelera a decomposição.

O composto melhora a qualidade do solo e reduz a contaminação e poluição ambiental; estimula o exercício à cidadania pela contribuição na diminuição do lixo destinado aos aterros sanitários; melhora a eficiência dos fertilizantes químicos; economiza espaços físicos em aterros sanitários; recicla os nutrientes e elimina agentes patogênicos dos resíduos domésticos.

Se você tiver uma horta caseira no seu quintal ou até em seu apartamento você também pode fazer a compostagem, basta ter  recipientes de plástico ou um caixote de madeira.

Comer produtos de sua horta com a certeza de que não estão contaminados com agrotóxicos não tem preço.


Nenhum comentário:

Postar um comentário