domingo, 11 de dezembro de 2011

Fotos da lagoa de Jacarepiá de 1999 a 2011

 EM 1999 NA  ÁREA PRÓXIMA DA LAGOA DE JACAREPIÁ  PRATICAMENTE NÃO HAVIAM CASAS E OS VISITANTES ACAMPAVAM. ALGUNS COMPRARAM TERRENOS, CONSTRUÍRAM E ESTÃO POR AQUI ATÉ HOJE.


NA PLACA A FOTO ACIMA ESTAVA ESRITO QUE A ÁREA ERA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL E DESCREVIA ALGUMAS PROIIBÇÕES PARA EVITAR A AGRESSÃO AO MEIO AMBIENTE DA REGIÃO.
A LÂMINA D'ÁGUA ERA RENTE À GRAMA.

COM A ESTIAGEM QUE COMEÇOU EM 2000, QUE E ATIGIU GRANDE PARTE DO BRASIL, A LAGOA, QUE DEPENDE SOMENTE DA ÁGUA DA CHUVA, SECOU.
 NA FOTO AÉREA, COMPRADA POR UM MORADOR E CEDIDA PARA NÓS, MOSTRA O ESTADO QUE A LAGOA FICOU. PODE-SE VER A ILHA E VILATUR AO FUNDO.

 A PARTIR DE SETEMBRO DE 2003, VOLTOU A CHOVER E A LAGOA COMEÇOU A TER UMA LÂMINA D'ÁGUA NOVAMENTE. A FOTO ACIMA É DA ILHA E FOI TIRADA EM 2004. HOJE O NÍVEL DA ÁGUA ESTÁ ACIMA DA PEDRA QUE APARECE EM DESTAQUE.
















ATUALMENTE FOI FEITA UMA BARRAGEM COM UM VAZADOURO QUE MNTÉM O NÍVEL DA LAGOA PRATICAMENTE CONSTANTE, APENAS COM AS VARIAÇÕES DAS ÉPOCAS DE CHUVAS E DE ESTIANGEM.

É IMPORTANTE RESSALTAR QUE NAS PESQUISAS QUE FAZEMOS SOBRE A ÁREA DA LAGOA E DA RESERVA BIOLÓGICA DE JACAREPIÁ, EXISTEM POUCOS ESTUDOS SOBRE SEU EOSSISTEMA, SUA FORMAÇÃO GEOLÓGICA E SUA IMPORTÂNCIA, JÁ QUE ELA É DE ÁGUA DOCE NUMA ÁREA ONDE SÓ EXISTEM LAGOAS SALOBRAS OU SALGADAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário