quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

SUSTENTABILIDADE E MOBILIDADE - CALÇADAS

VÁ A ANDANDO, SE PUDER!
Nos 28 artigos da Política Nacional de Mobilidade Urbana,, não existem referencias às palavras “pedestre”  ou “calçadas”. Ou seja, caminhar não é uma modalidade de mobilidade reconhecida (pela política!)).

Sem obedecer a padrões de qualidade, de segurança e de materiais, as calçadas tornam-se obstáculos à mobilidade urbana sustentável. Se uma calçada tem um buraco, um desnível intransponível ou uma inconformidade qualquer, a queixa é individual, do cidadão/caminhante e perde-se em um labirinto burocrático que pode simplesmente fazer desaparecer a demanda.

POR ONDE PASSAR?
 Alguns critérios podem ser usados para que tenhamos uma calçada onde todos podem circular sem o perigo de sofrer um acidente.

1. Irregularidades no piso;

BACAXÁ, AV. SAQUAREMA, 7,25 HORAS.


2. Largura mpnima de 1,20 m;
BACAXÁ, AV. SAQUAREMA, EM FRENTE A MAROCAS (7,20 horas)
3. Inexistência de degraus e e de outros obstáculos que dificultem ou impeçam a circulação;
Av. Saquarema próximo ao Queijão, 7,15 horas.

Ŕua Prof. Souza, em frente  a praça (7,35 horas)

Bacaxá, parte da calçada das Casas Bahia (7,30 horas)
4. Presença de rampas acessíveis;

5. Iluminação adequada;

6. Sinalização e paisagismo.

Os problemas mais comuns que encontrei foram: 
  • buracos, imperfeições nos pisos, remendos, falta de rampas de acessibilidade, degraus e obstáculos que impedem a circulação de pedestres e cadeirantes.
Do ponto de vista do comportamento do pedestre, a não padronização das calçadas acaba resultando em um outro problema: o costume de trafegar pelas ruas e pelas ciclofaixas (ver postagem Sustentabilidade e Ciclovias).

 Ainda existe a ocupação das calçadas pelos carros.


AV SAQUAREMA, POR VOLTA DAS 7,15 HORAS.
AS FOTOS FORAM FEITAS ANTES DO COMÉRCIO ABRIR E AS DIFICULDADES QUE TIVE PARA ANDAR FORAM GRANDES.

A legislação brasileira deposita a responsabilidade da manutenção dos passeios sobre os proprietários e ignora que a calçada integra o sistema viário de circulação. Por isso, temos uma colcha de retalhos ou melhor, de obstáculos. 

Mesmo com as regras gerais da ABNT, cada município pode criar uma legislação própria. O gestor que conseguir tomar conta das calçadas, mesmo se não fizer mais nada pela mobilidade, já terá feito muito. 



2 comentários:

  1. EU SEMPRE LUTO POR ACESSIBILIDADE E MEIO AMBIENTE E ESSES PROBLEMAS NOSSAS CALÇADAS TENHO SOLUÇÕES PRA ISSO, MAS NA PREFEITURA SÓ PASSAM PROJETOS DE FAVORECIMENTO, ESSE PEQUENO GRUPO QUE COMANDA SAQUAREMA, JAMAIS VAI SE COLOCAR NO LUGAR DO POVO DIANTE DOS SEUS PROBLEMAS, SÓ NOS RESTA REUNIRMOS PARA COBRAR NO MINISTÉRIO PÚBLICO E DIVULGAR NA IMPRENSA.
    (FLAVIO ITAÚNA)

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  2. ENTÃO TEMOS QUE TER UM GRUPO GRANDE E PRESSIONÁ-LOS.

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