sábado, 10 de novembro de 2012

SAIA DO FACEBOOK E VÁ ANDAR DE BICICLETA



Lei 12.587 de 03 de janeiro de2012, que institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana.
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Art. 24.  O Plano de Mobilidade Urbana deverá contemplar os princípios, os objetivos e as diretrizes desta Lei,
§ 1o  Em Municípios acima de 20.000 (vinte mil) habitantes e em todos os demais obrigados, na forma da lei, à elaboração do plano diretor, deverá ser elaborado o Plano de Mobilidade Urbana, integrado e compatível com os respectivos planos diretores ou neles inserido. 
§ 3o  O Plano de Mobilidade Urbana deverá ser integrado ao plano diretor municipal, existente ou em elaboração, no prazo máximo de 3 (três) anos da vigência desta Lei. 
§ 4o  Os Municípios que não tenham elaborado o Plano de Mobilidade Urbana na data de promulgação desta Lei terão o prazo máximo de 3 (três) anos de sua vigência para elaborá-lo. Findo o prazo, ficam impedidos de receber recursos orçamentários federais destinados à mobilidade urbana até que atendam à exigência desta Lei. 



Sustentabilidade das cidades

Os compromissos consideram a participação da comunidade local na tomada de decisões

MOBILIDADE URBANA > CICLOVIAS

MELHOR MOBILIDADE, MENOS TRÁFEGO

Infraestrutura para locomoção de pedestres e pessoas com deficiências, com calçadas e travessias adequadas;

Reduzir o impacto dos transportes sobre o ambiente e a saúde publica

Ciclovias, ciclofaixas, ciclovias associadas a cinturões de segurança

Segurança          Sinalização          Iluminação           Estacionamento         

Manutenção                           Integração com áreas verdes     

                          Acessos e espaço físico adequado    

Integração bicicleta – ônibus                Educação 

    Cicloturismo       Cultura, saúde e esporte           Inclusão social 



As vantagens da bicicleta sobre as outros meios de transporte

        Preço acessível;
        Baixo custo de manutenção;
        Baixo impacto sobre o meio ambiente;
        Melhoria da saúde dos usuários - bem estar físico e mental,
        É ao mesmo tempo, um meio de transporte e de lazer;
        Não requer combustível;
        Em congestionamento ou de interrupção de tráfego, o ciclista encontra meios de prosseguir sua viagem;
        Menor necessidade de espaço público;
        O custo da infra-estrutura para bicicletas é muito inferior: menor espaço viário e estacionamento, capacidade de suporte da pavimentação, sem falar em sinalização e controle.



Por que você pedala:
Por prazer, para estar em forma, para fazer amigos, para ter pernas bonitas…? 


Pois junte a todos esses mais um motivo: a saúde.

Plano para andar de bicicleta
Duração do exercício
Efeito conseguido
10 minutos                      
Melhora articular
20 minutos
Reforço do sistema imunológico
30 minutos
Melhoras a nível cardiovascular
40 minutos
Aumento da capacidade respiratória
50 minutos
Aceleração do metabolismo
60 minutos
Controle de peso, antiestresse e bem-estar geral



NÃO SE ESQUEÇA DE CONSULTAR SEU MÉDICO ANTES DE FAZER QUALQUER EXERCÍCIO!!

Vertambém postagem de 10 de março de 2012 - Ciclovias e Sustentabilidade.


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