sábado, 28 de abril de 2012

LIXO E SUSTENTABILIDADE


LEI Nº 12.305, DE 2 DE AGOSTO DE 2010: Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a Lei no 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e dá outras providências.  

Resíduo ou lixo, é qualquer material considerado inútil, supérfluo, e/ou sem valor, gerado pela atividade humana, e a qual precisa ser eliminada. É qualquer material cujo proprietário elimina, deseja eliminar, ou necessita eliminar.
 Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas, atribui-se ao lixo a denominação de Resíduo Sólido. Residuu, palavra originada do latim, significa o que sobra de determinadas substâncias.
Mas afinal, o que é lixo?
Você já parou pra pensar que muito do que jogamos fora e consideramos sem valor pode ser aproveitado por outras pessoas?
Ué, mas se serve pra outras pessoas então não é lixo!
É isso aí, está na hora de revermos o significado dessa palavra!
Que tal “tudo aquilo que foi descartado e que, após determinado processo, pode ser útil e aproveitado pelo homem”?
Os materiais que ainda podem ser usados para outros fins mesmo depois de serem descartados passarão a ser chamados de MATERIAIS REAPROVEITÁVEIS; já aqueles materiais que precisam ser descartados, mas após sofrerem transformações podem novamente ser usados pelo homem passarão a se chamar MATERIAIS RECICLÁVEIS!!! 
ARTE DO LIXO
 
O que podemos fazer?

Reduzir, reutilizar, reciclar e REEDUAR.
ARTE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
 
Separação Seletiva de lixo e sua coleta.
  • Contribui para diminuir a poluição do solo, água e ar; Melhora a limpeza da cidade e a qualidade de vida da população;
  • Prolonga a vida útil de aterros sanitários;
  • Melhora a produção de compostos orgânicos;
  • Gera empregos para a população não qualificada e receita para os pequeno e micro empresários;
  • Gera receita com a comercialização dos recicláveis;
  • Estimula a concorrência, uma vez que os produtos gerados a partir dos reciclados são comercializados em paralelo àqueles gerados a partir de matérias-primas virgens. 
 
Em geral, é possível reciclar papéis, vidros, plásticos e metais.
Não se recicla (ainda) os chamados Rejeitos, que seriam lenços, papel higiênico, absorventes e guardanapos de papel sujos, fotografias, bem como espuma, acrílico, espelhos, cerâmicas, porcelanas, tijolos, etc. Resíduos específicos, ou seja, pilhas e baterias. Resíduos hospitalares, algodão, seringas, agulhas, gazes, ataduras, etc. Lixo químico ou tóxico, como por exemplo, embalagens de agrotóxicos, latas de verniz, solventes, inseticidas, etc.

Estações de coleta ou descarte.

Móveis velhos, eletrodomésticos antigos, carcaças de computador, pneus usados, podas de árvore e restos de pequenas construções. Todos estes resíduos devem ser descartados de maneira ecologicamente correta (a população deve fazer a sua parte) em Estações de Coleta estrategicamente localizadas e aptas a receber esses materiais e tornar a nossa cidade mais limpa.
ESTAÃO DE COLETA E SEPARAÇÃO
CAMPANHA EDUCATIVA PARA UTILIZAÇÃO DAS ESTAÇÕES (PONTOS) DE COLETA


Logística Reversa

A Política Nacional de Resíduos Sólidos estabelece um "novo quadro" para a reciclagem.
A nova lei responsabiliza as empresas  pelo recolhimento de produtos descartáveis (logística reversa), estabelece a integração de municípios na gestão dos resíduos e responsabiliza toda a sociedade pela geração de lixo.

Lixo eletrônico, pilhas e baterias.

Por conter metais pesados em seus componentes, como mercúrio, chumbo, cádmio, lítio e arsênio, o lixo eletrônico mal alocado é capaz de causar doenças como o câncer.

Com isso, o usuário teria ainda mais pontos de coleta de equipamentos, poderia cobrar por melhores serviços e a reciclagem ficaria garantida, tornando em longo prazo o produto mais barato para o consumidor final.


Óleo de cozinha usado.
Reutilizá-lo para a fabricação doméstica de sabão ou enviá-lo para uma entidade que o reaproveite. Muita gente não sabe, mas, quando descartado no ralo da pia ou junto com o lixo de casa, o óleo usado para fritar pastéis, batatas e outros alimentos é altamente prejudicial ao ambiente.


Reduzir o lixo orgânico

Existem muitas formas de reduzir o desperdício, especialmente no que diz respeito ao lixo orgânico. Aqui ficam alguns exemplos: Compre apenas o que precisa e a produtos biológicos, locais e da época. Assim armazene bem os alimentos, respeitar os prazos de validade.
Recolha as sementes (abóbora, tomate, etc.). Pode guardá-las em frascos ao abrigo da luz solar e usá-los para sementeira (no seu quintal/horta/vasos na varanda, dar aos vizinhos, trocar por outras que lhe façam falta) e comer quando germinarem ou quando estiverem completamente desenvolvidas. Pode também secá-las e comê-las como aperitivo bastante benéfico para a saúde.
Das cascas de melancia sai um excelente doce.
Aproveite os talos, a folha da couve-flor.
Separe o lixo orgânico e faça
compostagem e/ou vermicompostagem - reduzirá em muito o volume do seu "lixo" e produzirá solo fértil para as suas plantas!
Na internet você acha muitas receitas de reaproveitamente de alimentos. O ambiente e o seu bolso agradecem.Os comilões também!

TODAS ESSAS AÇÕES SÃO DE SUSTENTABILIDADEE .

COBRE DO SEU CANDIDATO AÇÕES DE SUSTENTABILIDADE

UMA CIDADE MAIS LIMPA É UMA CIDADE MAIS SAUDÁVEL

O AMBIENTE AGRDECE, VOCÊ AGRADECE. SEUS FILHOS E NETOS AGRADECERÃO.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário