Lei 12.587 de 03 de janeiro de2012, que institui as
diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana.
........
Art. 24. O Plano de Mobilidade Urbana deverá
contemplar os princípios, os objetivos e as diretrizes desta Lei,
§ 1o Em Municípios acima de 20.000
(vinte mil) habitantes e em todos os demais obrigados, na forma da lei, à
elaboração do plano diretor, deverá ser elaborado o Plano de Mobilidade Urbana,
integrado e compatível com os respectivos planos diretores ou neles
inserido.
§ 3o O Plano de Mobilidade Urbana
deverá ser integrado ao plano diretor municipal, existente ou em elaboração, no
prazo máximo de 3 (três) anos da vigência desta Lei.
§ 4o Os Municípios que não tenham
elaborado o Plano de Mobilidade Urbana na data de promulgação desta Lei terão o
prazo máximo de 3 (três) anos de sua vigência para elaborá-lo. Findo o prazo,
ficam impedidos de receber recursos orçamentários federais destinados à
mobilidade urbana até que atendam à exigência desta Lei.
Sustentabilidade
das cidades
Os compromissos
consideram a participação da comunidade local na tomada de decisões
MOBILIDADE
URBANA > CICLOVIAS
MELHOR MOBILIDADE, MENOS TRÁFEGO
Infraestrutura
para locomoção de pedestres e pessoas com deficiências, com calçadas e
travessias adequadas;
Reduzir
o impacto dos transportes sobre o ambiente e a saúde publica
Ciclovias,
ciclofaixas, ciclovias associadas a cinturões de segurança
Segurança Sinalização Iluminação Estacionamento
Manutenção Integração com áreas verdes
Acessos e espaço físico adequado
Integração bicicleta – ônibus Educação
Cicloturismo Cultura, saúde e esporte Inclusão social
As vantagens
da bicicleta sobre as outros meios de transporte
•
Preço acessível;
•
Baixo custo de manutenção;
•
Baixo impacto sobre o meio ambiente;
•
Melhoria da saúde dos usuários - bem estar físico e mental,
•
É ao mesmo tempo, um meio de transporte e de lazer;
•
Não requer combustível;
•
Em congestionamento ou de interrupção de tráfego, o ciclista encontra
meios de prosseguir sua viagem;
•
Menor necessidade de espaço público;
•
O custo da infra-estrutura para bicicletas é muito inferior: menor
espaço viário e estacionamento, capacidade de suporte da pavimentação, sem
falar em sinalização e controle.
Por que você pedala:
Por prazer, para estar
em forma, para fazer amigos, para ter pernas bonitas…?
Pois junte a todos esses
mais um motivo: a saúde.
Plano para andar de
bicicleta
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Duração do exercício
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Efeito conseguido
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10 minutos
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Melhora articular
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20 minutos
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Reforço do sistema imunológico
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30 minutos
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Melhoras a nível cardiovascular
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40 minutos
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Aumento da capacidade respiratória
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50 minutos
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Aceleração do metabolismo
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60 minutos
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Controle de peso, antiestresse e
bem-estar geral
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NÃO SE ESQUEÇA DE
CONSULTAR SEU MÉDICO ANTES DE FAZER QUALQUER EXERCÍCIO!!
Vertambém postagem de 10 de março de 2012 - Ciclovias e Sustentabilidade.
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